Icone whatsapp

Quem Somos

Imagem
NOSSA HISTÓRIA

1928: O Colégio Sagrado Coração de Jesus, tem sua origem nas Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria de Bonlanden, que tiveram sua congregação fundada em 1854, no Sul da Alemanha. Pertencem a uma das quatrocentas congregações da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis. O fundador do Instituto Religioso, Padre Faustino Maurício Mennel (1824-1889) viveu o Evangelho de Jesus Cristo, por ter afinidade com São Francisco de Assis, no espírito de pobreza, na contemplação e amor a Deus, escolheu-o para ser o modelo a ser seguido e legou como herança essa espiritualidade aos membros do seu instituto. No Brasil, a primeira semente foi lançada em Vila Tigre, atualmente Arroio do Tigre, município da região central do Rio Grande do Sul, pelo Pároco Guilherme Müller e pelas quatro primeiras irmãs que vieram da Alemanha para o Brasil: Maria Inocência Merk, Maria Gertrudis Lang, Maria Helena Rist e Maria Benigna Schweizer. Elas disseram o seu “Sim” a Deus e às superioras e, depois de uma longa viagem, chegaram aqui no Rio Grande do Sul, em 02 de fevereiro de 1928, desembarcando no Porto de Rio Grande. No dia 10 de fevereiro chegaram em Vila Tigre e foram festivamente recepcionadas pela Paróquia Sagrada Família. Logo em seguida, em 15 de fevereiro, deram início às aulas na Escola Paroquial, com 67 crianças. Esta escola foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, pelo padre Guilherme Müller. Cada pessoa ou grupo de pessoas recebem de Deus, o convite para uma missão. As irmãs receberam a nobre missão de "Formar Cristãos pela Palavra e pelo Exemplo". Essa dinâmica mantém vivo o seu carisma de “Servir a Deus em espírito e verdade”. A semente lançada na primeira casa das irmãs no Brasil, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Arroio do Tigre, se frutificou e surgiram, a partir dela, mais quarenta e três instituições pelo Brasil. Entre elas hospitais, conventos, creches, colégios, comunidades religiosas e institutos de educação, pelos mais diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Maranhão. Assim, desde 1928 o Colégio Sagrado Coração de Jesus vem fazendo parte de momentos marcantes da história de Arroio do Tigre. De 1929 a 1972 funcionou como internato feminino.

1962: Iniciou em suas dependências, o jardim de infância e o pré-escolar.

1963: Formou a primeira Banda Escolar.

1964: Iniciou a oferta do curso ginasial.

1967: Participou com sua Banda Escolar do primeiro desfile cívico da região, na Vila Tigre, ainda com poucas ruas, estradas de terras e algumas construções, como a paróquia, o colégio, o hospital, o moinho e a casa da república.

1969: Uniu-se ao hospital, passando também a fazer parte dos cuidados e atendimentos voltados à saúde da população.

1973: Realizou a primeira Olimpíada Estudantil, com destaque para a corrida rústica. A partir deste momento, o colégio vem implementando outras modalidades e atividades, como o grupo de escoteiros e a ginástica rítmica, que possui grupos atuantes até os dias de hoje.

1976: Iniciou o funcionamento da escola de 2º grau.

1989: Deu início à construção do primeiro ginásio de esportes.

1995: Foi um ano marcante, pois entramos na chamada “era digital”. Logo, houve a construção e inauguração do primeiro laboratório de informática no colégio.

1996: Foi ofertada a primeira turma de maternal do colégio.

1998: Iniciaram os cursos de Magistério e Curso Técnico em Enfermagem, que permanecem até os dias de hoje.

2005: Apesar de seus marcos históricos e momentos de sucesso, o colégio também já passou por muitas dificuldades, principalmente no período de 2005 a 2007. Dificuldades estas que levaram-no ao ponto crítico de cogitar seu fechamento e o encerramento de suas atividades.

2007: Com muita persistência e dedicação, buscou-se formas de reerguer o colégio. Foram anos em que a união e a solidariedade foram primordiais para a que a instituição pudesse ser mantida. Uma das opções mais marcantes foi o ingresso do colégio na Rede RCE: Educação e Valores, que ocorreu no ano de 2007. O ingresso nesta rede possibilitou ao colégio revigorar-se e atualizar-se em termos de educação, fazendo com que o mesmo retomasse o reconhecimento regional e passasse a receber cada vez mais estudantes, diferenciando-se e destacando-se pela sua metodologia e qualidade de ensino, bem como, preparação e formação de seus professores, colaboradores, equipe diretiva e pedagógica. Assim, as famílias foram, aos poucos, retomando a sua confiança no colégio, começando a matricular novamente seus filhos.

2010: Neste ano, a direção da mantenedora empossou uma diretora leiga. Até o momento, o colégio havia sido administrado apenas por Irmãs Religiosas. Também atuou na instituição, junto às Irmãs, o Dr. Reinaldo Seitenfus. Este Colégio esteve sob a orientação e direção de muitas Irmãs Religiosas, citaremos o nome das últimas quatro Irmãs Diretoras que estiveram desempenhando essa função, Irmã Maria Deolinda Giehl, Irmã Monika Weidelener, Irmã Nair Ana Luft e Irmã Lúcia Nelci Dimer. Então, em 2010, toma frente do colégio, como diretora pedagógica, Liliane Vinhas Seitenfus. A partir do ano de 2010, o colégio passou por muitas melhorias e reformas em sua estrutura física e nos aspectos pedagógicos, ampliando sua qualidade de ensino e estrutura, para cada vez poder atender melhor aos seus estudantes, visado o desenvolvimento de habilidades e competências, mas acima de tudo a formação de valores e o desenvolvimento da pessoa humana. Sendo a única escola particular da região, tem abrangência regional, recebendo crianças e estudantes não apenas do município em que se localiza, mas de seus distritos e cidades vizinhas, como Sobradinho, Segredo, Passa Sete, Estrela Velha, Salto do Jacuí, Lagoão e Jacuizinho. Liliane Vinhas Seitenfus permaneceu no cargo até o mês de dezembro do ano de 2022, depois exercer 12 anos de direção pedagógica.

2023: Assumem como diretora e vice-diretora pedagógicas, Bruna de Almeida Flores e Deise Quiele Rauber Fiuza, ambas leigas, assumindo o compromisso de continuar a promover um ambiente de aprendizagem inspirador e inovador para todas crianças e estudantes, preparando-os para todos os futuros.

2024: Neste ano em que o Colégio completa 96 anos, muitas melhorias e avanços já são notados, mostrando a força da parceria entre a escola, a família e a comunidade. Este ano surge com a implementação de um programa socioemocional, o Líder em Mim (LEM), que visa ao desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. Assim, possibilitamos aos estudantes uma formação integral, desenvolvendo as suas potencialidades. Dessa forma, o aluno se torna protagonista não apenas do processo de ensino-aprendizagem, como de todos os aspectos da sua vida. O programa tem como objetivo promover a participação, a responsabilidade e a autonomia, preparando-os integralmente. Também, abertura de uma turma de educação infantil de 02 anos, que até então, era mista com crianças de 02 e 03 anos. Isso mostra o desejo de construir uma educação sólida desde os primeiros anos da infância.

Além disso, o Colégio segue oferecendo oficinas além do horário escolar, com a Ginástica Mirim e Infantil e aula de violão.

Imagem
Missão:

Educação sólida e excelência em ensino, pautadas na sabedoria da paz e do bem.

Princípios:

Formar pela palavra e pelo exemplo. Educar para a paz a partir do coração.

Virtudes:

Formação sólida. Fé. Esperança. Fraternidade. Diálogo. Humanização. Educação. Bondade. Simplicidade. Paz. Cordialidade. Solidariedade. Cuidado. Sabedoria. Amor. Alegria. Cortesia. Compaixão.

Imagem
Imagem
O SÍMBOLO

Semelhante a um horizonte, o símbolo nos aponta e impulsiona ao lugar para onde caminhamos, não apenas uma aplicação técnica, mas reflete uma filosofia e postura de vida. São Francisco de Assis, seguido pela criança, traduz a educação pela palavra e pelo exemplo. Aponta à estrela, indicativo de horizonte. Na Bíblia, uma grande estrela acompanha os três reis magos do Oriente até Belém, é a guia. Seu brilho, embora distante, é possibilidade de o homem superar-se, lembra um humano em potência, capaz de vislumbrar o que está para além de sua condição, dedicar-se ao que lhe transcende, dispor-se ao que lhe transforma, inova e renova como pessoa.