Resultados de Aprendizagem

Os resultados da aprendizagem escolar são avaliados por meio de um processo de avaliação desenvolvido pelo INADE, por meio da RCE, chamado PROARCE. Tal processo é aplicado aos alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental por meio de avaliações com perguntas objetivas, de todas as disciplinas da grade curricular. Tal processo visa avaliar as habilidades e competências desenvolvidas ou não pelos alunos ao longo de seu processo de ensino aprendizagem.

Também, juntamente com tais avaliações aplicadas aos alunos, são desenvolvidos questionários eletrônicos com todos os alunos, professores, equipe diretiva e pedagógica, para avaliação do ambiente escolar, do trabalho pedagógico e da gestão escolar.

Todos os resultados obtidos são analisados pelo INADE e registrados em uma cartilha anual do PROARCE, trazendo também os resultados dos anos anteriores, bem como, de escolas com realidade similar, para um possível comparativo de resultados. Tais dados ficam á disposição na direção, e são disponibilizados para acesso dos membros da comunidade escolar, desde que, monitorados pela direção ou coordenação da escola.

Após obtidos os resultados, estes são continuamente analisados por toda equipe gestora e pedagógica e divulgados durante a semana pedagógica aos professores, para serem analisados e discutidos por todos, observando-se aspectos a serem melhorados, avanços e regressos obtidos durante o ano, bem como, objetivos principais de melhoria para o ano que está iniciando.