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Marco Referencial

   O Colégio Sagrado Coração de Jesus por integrar a RCE, oferece uma educação qualitativamente superior, ao estabelecer uma combinação inovadora entre teoria e prática, para efetivar um conhecimento autêntico, fundado em critérios legítimos e na capacidade de distinguir meios e fins, instrumentos e valores, sob a ótica da integralidade humana.

    Sob tais perspectivas, acreditamos que as condições em que ocorre a evolução da pessoa afetam, positiva ou negativamente, o seu processo ensino-aprendizagem e as suas relações interpessoais em ambiente escolar. Da mesma forma, o ambiente age e impacta suas potencialidades e o desenvolvimento de suas habilidades e suas competências, por isso, temos uma preocupação central e comprometimento com as necessidades da pessoa na sua integralidade, privilegiando aspectos totalizadores da personalidade. 

    As atividades educacionais ancoram-se nesta visão integral e pluridimensional da pessoa do educando, promovendo ações que considerem o corpo, os sentimentos, os comportamentos e a espiritualidade, sempre em consonância com os princípios e valores educativos cristãos. Além disso, reconhecemos as relações culturais e intersubjetivas como auxiliares no processo de formação integral.

    Partindo de tais fatores, esta escola é instância socialmente privilegiada da produção e da transmissão do conhecimento. Ela considera que todos são capazes de aprender e realizar seus objetivos mediante a aprendizagem de seus educandos, sendo esta responsabilidade da escola, ela a realiza de diferentes formas, respeitando o tempo próprio de cada indivíduo e procurando maneiras diversificadas de comunicar seus conteúdos para alcançar a aprendizagem de todos.
 
    Para que a aprendizagem realmente aconteça, é necessário que ela seja significativa para o educando e o envolva como um todo, abrangendo suas idéias, suas necessidades, seus sentimentos e sua espiritualidade, estando relacionada ao mundo de conhecimentos, experiências e vivências do sujeito aprendente.

    Nesse processo de aprendizagem significativa, o ensino é entendido como um conjunto de ações sistemáticas e planejadas que articulam conteúdo e forma, que permite ao educador e ao educando compartilhar significados com relação aos conteúdos do currículo escolar. O educador planeja suas ações para que o educando participe de tarefas e atividades que o façam aproximar cada vez mais os conteúdos curriculares com ações cotidianas. 

    As atividades escolares são o meio pelo qual o educador e os recursos didáticos que ele selecionou permitem ao educando apropriar-se do objeto do conhecimento em questão, construindo sentidos, compreendendo significados e estabelecendo novas e mais elaboradas relações entre esses significados, de forma contínua, a cada aula e a cada ano letivo.